Page Nav

HIDE
{GRID_STYLE}
{TRUE}
{HIDE}

Páginas

{fbt_classic_header}

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

latest

CASTLER

Revolução Imobiliária: tabela FIPE pode virar a nova bússola do mercado!

Conselhão propõe solução inovadora para tornar a compra e venda de imóveis mais ágil e transparente O Conselhão sugere ao presidente Lula a ...

Conselhão propõe solução inovadora para tornar a compra e venda de imóveis mais ágil e transparente


O Conselhão sugere ao presidente Lula a criação de uma Tabela Fipe para o mercado imobiliário brasileiro, visando unificar os dados de transações imobiliárias e torná-los públicos, simplificando o processo de compra e venda de imóveis no país.



A bagunça no mercado imobiliário brasileiro é tanta que parece uma feira livre! Atualmente, o Brasil não possui uma base unificada de informações sobre transações imobiliárias, o que dificulta a transparência e a eficiência. Enquanto nos Estados Unidos a venda de um imóvel leva em média 75 dias, por aqui o processo pode demorar cerca de 480 dias. Parece até que os imóveis brasileiros estão fazendo maratona!

A ideia do Conselhão é criar uma Tabela Fipe específica para o mercado imobiliário, parecida com a que já existe para os carros. Essa tabela usaria dados públicos de transações imobiliárias, permitindo que o mercado tenha acesso a informações precisas e atualizadas. Assim, tanto vendedores quanto compradores podem finalmente jogar no mesmo time.

Uma startup chamada Loft entrou na jogada e mostrou que as informações sobre as transações já estão disponíveis nos cartórios, mas são tão descentralizadas e caras que nem adianta tentar acessar. Qualquer um pode buscar esses dados online, mas de um jeito estruturado e abrangente? Só que não.

Então, por que não juntar tudo isso de uma forma organizada? A criação da Tabela Fipe para o mercado imobiliário resolveria a descentralização e o alto custo, trazendo transparência e eficiência. Com essas informações sendo divulgadas sistematicamente, a previsão é que o tempo médio de venda dos imóveis no Brasil caia consideravelmente, quem sabe até se igualando aos padrões americanos.

Acompanhe estas e outras notícias em nossos grupos de whatsapp


Por Anderson Miranda

Perito Avaliador Judicial TJDFT
CNAI 35679 | CRECI-DF 19800
peritoavaliador@andersonmiranda.com.br

SIGA: @OEXPERTDASPERICIAS no THREAD INSTAGRAM

Nenhum comentário

Agradeço pelo seu comentário! Sua contribuição é de grande importância para o sucesso do meu trabalho!

INFER-32 & CANAÃ TELECOM

Popular Posts